• Escola Lega Montessori

Uma escola não seriada, Escola Lega Montessori uma escola com turmas agrupadas em triênios.

Atualizado: Mai 20

Natalie Shimada

“As Crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor. Maria Montessori”

A Constituição e as Ciências relacionadas à Educação não terão seus preceitos atendidos, com estruturas pedagógicas convencionais.


Mudanças são necessárias, para darmos o salto de termos indivíduos “reprodutores” de conhecimento, para indivíduos “produtores” de conhecimento.


Uma escola não seriada, significa que nossas turmas não são organizadas com crianças da mesma idade, por exemplo não temos um 1º ano com somente crianças de 6 anos, ou um infantil V com somente crianças de 4 anos. Nossas turmas, são formadas com grupos de crianças com diferença de até 3 anos.


E você pode ler mais sobre os benefícios das turmas agrupadas aqui

Na sala agrupada todos são diferentes – em idade, tamanho físico, potencialidades, modalidades de inteligência. As diferenças são qualidades da diversidade e a sua aceitação é o alimento do respeito, característica fundamental da escola montessoriana.


Ao entrar no agrupamento o indivíduo é o mais novo, com menor conhecimento escolar e de mundo, enquanto no seu último período será o “veterano”, o mais estruturado e mais “sábio”; este percurso se repete a cada novo ciclo, proporcionando a vivência de diferentes papéis o que enriquece o emocional e o cognitivo.


A Escola Lega Montessori é pioneira na organização em turmas agrupadas e na metodologia Montessori em Maringá, conforme é validado na Lei 9394/96” Art. 23 “A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.”


Além disso, estamos sob a reza do princípio constitucional e legal de “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas”, estabelecido na Constituição Federal (art.206.III).

Somos reconhecidos pela Organização Montessori do Brasil e Núcleo Regional de Maringá como uma escola montessoriana e que possui uma estrutura de ensino em turmas agrupadas.


Entendemos que aula e conteúdo por si só não ensinam, o aprender da criança vem do “querer saber”, “querer fazer”, “querer viver”, “querer compartilhar” e “querer ensinar” nutrimos nossos educandos no intenso desejo de fazer contato com o seu mundo real, cheio de experiências e trabalho. O pleno desenvolvimento dos poderes psíquicos tem origem na a ação física, na interação, no movimento e faz parte da própria autoconstrução da criança possibilitada pelo convívio não homogêneo de idades.


Entendemos que o objetivo da Educação Infantil é promover o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, motor, intelectual, afetivo e social. Desse modo, a Escola Lega, é um espaço onde as crianças possam viver a infância em todo o seu potencial.